sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Perícia: Analisando as entrelinhas

Jaquelina Nascimento

Por Jaquelina Nascimento

A existência ou não de certos acontecimentos analisados por meios técnicos e científicos, capazes de interferir na decisão de uma questão judiciária ligada à vida ou à saúde do homem ou que ele tenha relação denomina-se perícia médico-legal.

Por que analisar sobre perícia? O que esse estudo pode servir para a vida como um todo, principalmente social?

Amigos estive me aprofundando sobre o tema decorrente e pude perceber que para se realizar uma perícia, tem-se que ter determinação, organização, compromisso, responsabilidade, perfeccionismo em relação aos detalhes a serem analisados e acima de tudo conhecimento da causa.

Na vida, todas as características citadas acima são essenciais para ser uma pessoa melhor, quer seja na área pessoal, social ou profissional.

O elemento demonstrativo de autenticidade ou da veracidade de um fato denomina-se prova. Segundo o jurista inglês Bentham, “A prova é um meio para se atingir um determinado fim” e” A arte do processo não é essencialmente outra coisa senão a arte de administrar as provas”.

Informar e fundamentar de maneira objetiva todos os elementos consistentes do corpo de delito e, se possível, aproximar-se de uma provável autoria é o verdadeiro destino da perícia, que é um ato público.

O tema é apaixonante e as análises das entrelinhas no que concerne à perícia são essenciais para a vida como um todo.

Através de suas características abaixo citadas pode-se “formar” a conduta de um profissional em relação a qualquer área:
1.      Deveres de informação;
2.      Deveres de atualização profissional;
3.      Deveres de abstenção de abusos;
4.      Deveres de vigilância, cuidados e atenção.

E como sempre afirmo, VAMOS QUE VAMOS COM FÉ EM DEUS!

Forte abraço!



Nenhum comentário:

Postar um comentário