terça-feira, 10 de setembro de 2013

Violência doméstica à mulher

Jaquelina Nascimento

Por Jaquelina Nascimento

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 5 minutos uma mulher é espancada no Brasil e 40 % das mulheres mortas no mundo foram assassinadas pelos companheiros.

De acordo com a delegada da mulher em Teresina, Wilma Santos, considerada referência na defesa da mulher no Brasil, há a violência doméstica e física e quando se inicia o processo de agressão, a agredida tem que denunciar e manter a denúncia, ou seja, ser firme.

Segundo a OMS, a violência entre casais inclui atos de agressão física, assédio psicológico, atos sexuais forçados e diversos tipos de comportamentos, como isolar uma pessoa de sua família e amigos ou restringir seu acesso à informação ou ajuda.

Esse ano a lei Maria da Penha completou 7 anos; de acordo com a lei 11.340 (Maria da Penha), uma das mudanças está no aumento do rigor das punições das agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico ou familiar.

A lei Maria da Penha foi criada com o objetivo de impedir que os homens assassinem ou batam as suas esposas e proteger os direitos da mulher.

Segundo a autora Luíza de Fátima, a violência doméstica contra a mulher ocorre devido a concepções conservadoras, machistas e hierarquizadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário