quinta-feira, 31 de maio de 2012

A verdade é geralmente ouvida, mas raramente vista



Com notável capacidade de síntese, a frase do jesuíta espanhol Baltasar Gracián y Morales estabelece um contraste entre falar e fazer, lembrando que verbalizar é muito mais fácil que agir
A conhecida expressão popular "falar é fácil, fazer é que é difícil"também assinala a diferença entre os dois atos. Entretanto, o pensador aragonês Gracián (1601-1658) formula seu princípio de maneira precisa, referindo-o à verdade - uma questão que suscita grandes controvérsias e divergências no jogo político:
"Fale o que é certo e faça o que é honrado. O primeiro mostra uma cabeça perfeita, o segundo, um coração perfeito. E ambos elevam-se ao nível de um espírito superior."


Baltasar Gracián no selo comemorativo ao quarto centenário de seu nascimento, em 2001:"Fale o que é certo e faça o que é honrado"

No universo da política, a palavra reina e a realização é sempre mais modesta. Por maior que seja o talento do líder, a excelência de sua oratória e as sutilezas de seu raciocínio, palavras serão sempre palavras e, como tal, estarão sempre sujeitas a contestações também por meio da palavra. Por outro lado, aquilo que pode ser visto e demonstrado na prática impõe-se a qualquer um como a própria verdade.

 O político prudente nunca permite que suas palavras se afastem demasiadamente de seus atos. Nem no que diz respeito a seu comportamento e seus valores, tampouco no que se refere a seu desempenho político e administrativo. Além disso, ele deve criar o hábito de respaldar ideias e propostas com fatos - e isto precisa se tornar disciplina intelectual e regra de discussão entre seus auxiliares. 

A lição também vem de Gracián:
"As palavras são as sombras dos atos. Os atos são a substância da vida e palavras sábias, o seu adorno".

Um dos estereótipos mais comuns aplicado aos políticos é o que o apresenta como um indivíduo de oratória fácil, pomposa e vazia, manejando ardis verbais e uma argumentação incansável. É o "bem falante", o "bom de papo", na irreverente linguagem popular. Por trás deste estereótipo, entretanto, há boa dose de verdade. O político, muitas vezes, deixa-se enganar por sua própria arte de falar, esquecendo-se de que, para manter seu valor, as palavras precisam ser acompanhadas por atos.

A advertência serve também para a publicidade política: a propaganda feita sobre um fato, uma realização, é sempre mais confiável para o cidadão do que aquela outra, construída sobre intenções e declarações. O fato e sua imagem falam por si mesmos - e com muito maior força e eloquência do que o melhor dos discursos. De forma análoga, quando surge uma acusação ou denúncia, dispor de um documento que comprove sua falsidade é incomparavelmente mais forte do que qualquer declaração pessoal, testemunho ou argumento desacompanhado de alguma evidência factual ou documental.


Carville (à esq.) e Begala (com Clinton) conhecem bem o singular universo das campanhas eleitorais

Nas reuniões políticas, numa equipe de campanha, por exemplo, as discussões nas quais os argumentos não se amparam em fatos, evidências e informações precisas tendem a se transformar em discussões estéreis, em que se intercambiam palpites, especulações e opiniões como se fossem informações. James Carville e Paul Begala, consultores políticos do então candidato à Casa Branca, Bill Clinton, em 1992, têm uma expressão muito apropriada para descrever os tipos de pessoas que participam de campanhas eleitorais:

"Quem sabe faz. Quem não sabe se reúne".

Mas a cautela com as palavras não deve nos levar a perder de vista sua importância. Desde que venham referenciadas por atos e fatos, as palavras possuem um enorme poder na política. Principalmente quando elas chegam depois dos atos haverem sido praticados e dos fatos terem ocorrido.

Francisco Ferraz

Jaquelina Nascimento assiste reunião com africano na Quadrangular

Amigos, assisti a um culto na quadrangular nessa noite (30.05) com um africano e foi maravilhoso.

Reencontrei vários amigos e Deus falou muito comigo. Foi muito bom!

Abraços e amanhã teremos agendas excelentes e mais novidades.

VAMOS QUE VAMOS EM FRENTE COM FÉ EM DEUS!


quarta-feira, 30 de maio de 2012

Jaquelina Nascimento visita Associação de Portadores com Câncer de Floriano

Raimunda Aquino e Jaquelina Nascimento
 Na tarde dessa quarta (30.05) a jornalista Jaquelina Nascimento visitou a sede da Associação de Portadores com Câncer de Floriano à qual foi recepcionada pela presidente Raimunda Aquino de Sousa.

A presidente disse ter ficado muito feliz com a visita da jornalista e relatou os anseios e dificuldades da Associação.

" Resolvi visitar a Associação de Portadores com Câncer porque me identifico com a causa por ter perdido vários familiares com Câncer de tireóide, leucemia, entre outros. Lembrei quando estava estagiando em um hospital na PB específico para portadores da moléstia, bem como de cada paciente", afirma Jaquelina Nascimento.

A jornalista disse ainda que aprendeu muito com Raimunda Aquino sobre as diversas maneiras de superação de obstáculos através da motivação pessoal e da fé.

" Se eu pudesse passaria vários dias seguidos conversando com a presidente para compartilharmos mais experiências de vida. Fiz questão de anotar a conta da caixa econômica para divulgar em relação a doações, ou seja , a conta é a seguinte:0638 013  n-10642-0 , pois é o mínimo que posso fazer pelos portadores de Câncer de  Floriano", enfatiza Jaquelina Nascimento.



terça-feira, 29 de maio de 2012

sábado, 26 de maio de 2012

SP: Cuidei da saúde bucal, pausa para fotos e momentos de reuniões de trabalho!

Ida a SP!

Pausa para cuidar da saúde com minha irmã!

Pausa para admirar a moto linda!

Jaquelina Nascimento vai à Feira Internacional Hospitalar emSP

 Na tarde desta sexta (25.05) a jornalista Jaquelina Nascimento participou da Feira Internacional Hospitalar em São Paulo.

" O objetivo de ter participado da feira foi para analisar alguns detalhes na àrea de saúde para poder beneficiar as localidades e a zona urbana de Floriano através dos conhecimentos adquiridos em nível nacional e internacional", afirma Jaquelina Nascimento.

A jornalista disse que a viagem está sendo proveitosa, mas que já está com saudades de Floriano e do Piauí como um todo e que retornará amanhã à noite.

" Já tive várias reuniões em várias áreas sociais e políticas, entretando estou com saudades e louca para retornar às palestras em Floriano. A próxima semana já estão agendadas algumas. Vamos que vamos em frente na fé de Deus", diz Jaquelina Nascimento.

Aniversário de meus sobrinhos em SP

Amgos, hoje fui ao aniversário de meus sobrinhos aqui em SP depois de algumas agendas básicas de trabalho.

A festa foi maravilhosa, pois estava com a família e amigos. Tive a oportunidade de conversar com vários profissionais de  diversas áres e sempre pensando em minha amada cidade Floriano analisei alguns detalhes de cada pessoa que conversei para olocar em prática no Piauí, graças a Deus!

VAMOS QUE VAMOS EM FRENTE NA FÉ DE DEUS!

Fotos abaixo e no facebook: Jaquelina Nascimento -


Fazendo a alegria da criançada!


Pausa na correria para foto!

Minha família amada: presente de Deus!

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Jaquelina Nascimento fará reciclagem política em São Paulo

Jaquelina Nascimento - Jornalista

A jornalista e pré-candidata a vereadora Jaquelina Nascimento estará em São Paulo nos próximos dias 26 e 27, ou seja, sábado e domingo deste corrente mês com o objetivo de participar de ensinamentos sobre políticas públicas, bem como fazer reciclagem sobre oratória e técnicas para falar em público.

" Surgiu essa oportunidade de ir a São Paulo para me reciclar e com certeza irei aprender novas técnicas para falar em público e de oratória como um todo. Tenho grandes amigos políticos em nível nacional na capital paulista, graças a Deus que por onde passo faço grandes amizades", afirma Jaquelina Nascimento.

A jornalista disse que ama Floriano e que tudo o que aprendeu durante esses mais de 10 anos que trabalha na área pública está procurando colocar em prática através de seu trabalho no município. " Estudar e ler muito são essenciais para que possamos ampliar a mente e a visão de uma sociedade melhor", enfatiza.

" Creio que surgirão novas oportunidades para reciclagem pessoal e que a próxima viagem talvez seja a Brasília onde pretende participar de vários cursos vinculados à presidência da República onde recebe sempre convites via e-mails de amigos que trabalham na Casa", explica Jaquelina Nascimentlo.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Jaquelina Nascimento e Salomão Holanda recebem representantes do Interlegis-Senado Federal

Jaquelina Nascimento fazendo a matéria e analisando a palestra
 Programa desenvolvido pelo Senado Federal, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), de modernização e integração do Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal e de promoção da maior transparência e interação desse Poder com a sociedade, o Interlegis está presente em mais de 3 mil Câmaras Municipais.

O presidente da Câmara Municipal de Floriano Salomão Holanda (PRB) recebeu os representantes do Senado, Francisco Maurício da Paz, Chefe de Serviço de Atendimento à Comunidade Legislativa e Adalberto Alves de Oliveira, Consultor de Informática, na manhã da última sexta (18.05) na Câmara Municipal e na ocasião os servidores públicos foram apresentados ao Interlegis.

Os representantes do Senado após terem sido recepcionados pelo presidente Salomão Holanda (PRB) apresentaram o programa Interlegis aos funcionários da Câmara Municipal de Floriano na Sala de Reunião da Casa.

De acordo com o vereador Salomão Holanda (PRB), todos foram contactuados através de telefones e e-mails sobre a vinda dos representantes do Senado à Câmara Municipal de Floriano. “Fizemos uma parceria com o Interlegis que foi tão importante para a Câmara Municipal de Floriano que foi escolhida entre tantas no Brasil”, diz.

“Nós seremos os representantes do Interlegis de Floriano e da macrorregião. Vamos trazer uma biblioteca para a Câmara Municipal e também uma parceria de nosso site com o Interlegis; hoje estamos dando um grande passo para a atualização e modernização da Câmara Municipal de Floriano”, enfatiza Salomão Holanda.
Adalberto Alves, Jaquelina Nascimento e Francisco Maurício


Segundo o Chefe de Serviço de Atendimento à Comunidade Legislativa Francisco Maurício da Paz, o objetivo primordial da visita é traçar um diagnóstico da Câmara Municipal de Floriano que é feito por meio de um questionário com informação sobre várias áreas da Casa Legislativa.

“O Interlegis vai preparar um pano de ação de como poderá ajudar a Câmara Municipal de Floriano, seja por meio de treinamento de funcionários, seja oferecendo cursos á distância ou presencial dependendo da situação e isso é basicamente uma de nossas atividades”, afirma Francisco Maurício.

O Consultor de Informática Adalberto Alves de Oliveira disse que para que uma Câmara seja modernizada tem-se que trabalhar com a capacitação dos servidores e também dos vereadores.

“O Interlegis pode ajudar a Câmara Municipal através da criação de uma biblioteca também; entraremos com nosso conhecimento e além da biblioteca tem-se que observar os arquivos que é uma área muito importante que ficam armazenadas as leis que serão digitalizadas. A população poderá ter acesso através do site, mas o papel tem que ficar muito bem armazenado e arquivado”, explica Adalberto Alves.




Pausa para entrevistas
A jornalista Jaquelina Nascimento disse que ter recepcionado os representantes do Senado em Floriano foi um momento ímpar, pois já conhecia o Interlegis e havia participado do curso de Processo legislativo quando morava em Brasília.

" Trocamos muitas experiências na área política e confesso que aprendi muito com os amigos visitantes. Isso prova mais ainda que independente de onde estejamos, quando as bênçãos têm que acontecer, Deus cria uma situação para que as mesmas cheguem até nós", afirma Jaquelina Nascimento.


Jaquelina Nascimento se reúne com assessora para traçar metas

Jaquelina Nascimento e Letícia Carvalho
Amigos, ontem à noite me reuni no restaurante japonês em Floriano com a amiga e assessora Letícia Carvalho sobre as metas sociais a serem traçadas para o mês de junho.

Foi uma reunião proveitosa e com certeza teremos surpresas excelentes para compartilharmos; continuem ligados no blog para maiores informações.

Beijos no coração.

VAMOS QUE VAMOS EM FRENTE NA FÉ DE DEUS!

Querem ver mais fotos? Visitem o Facebook : Jaquelina Nascimento

Pausa na reunião!


Transformação visual de Jaquelina Nascimento

Sessão unhas

 Amigos, em meio à agenda lotada desse domingo (20.05) resolvi tirar um tempinho para me cuidar, pois é essencial termos autoestima e motivação pessoal.

Confesso que tive paciência por estar acompanhada de várias amigas e termos colocado os assuntos em dias.

Temos que nos amar e quem ama cuida, ou seja, também se cuida. E você está tirando um tempinho para se cuidar ?

VAMOS QUE VAMOS EM FRENTE NA FÉ DE DEUS!



Fotos abaixo e no facebook: Jaquelina Nascimento


Depois de tudo feito: UFA!

Sessão sombrancelhas

Fase inicial da transformação!

Não interfira com seu adversário quando ele estiver ocupado em se auto-destruir

Fonte: Face


O título acima apresenta um princípio estratégico básico e óbvio, mas chega a ser surpreendente a quantidade de vezes em que ele é desrespeitado nas campanhas eleitorais
Numa campanha eleitoral, há centenas de fatores que podem fazer uma candidatura entrar em crise, a começar pelos próprios candidatos que, com surpreendente regularidade, "dão tiros nos próprios pés".

Em 1984, Mondale fez uma declaração infeliz e perdeu as eleições
Um exemplo disso foi a declaração de Walter Mondale, em 1984, durante seu discurso de aceitação da candidatura do Partido Democrático à presidência dos EUA, se eleito "iria aumentar os impostos". Com esta frase destruiu as chances de sua candidatura.

Certa vez, tive que gastar muito tempo e esforço para convencer um candidato que a declaração de que tanto se orgulhava - "Nossa cidade precisa tomar um remédio amargo" - não só não ajudava, como transformava-o num porta voz de más notícias para os eleitores.

Os fatores mais comuns que podem levar uma candidatura para a crise, além das declarações infelizes, são:
  • falta de dinheiro
  • acusações/revelações cuja gravidade pode destruir a candidatura
  • conflitos da equipe de campanha com o partido
  • conflitos dentro da equipe de campanha
  • queda nas pesquisas de intenção de voto
  • insatisfação do candidato com a qualidade e eficiência de sua publicidade
  • mau desempenho do candidato em debate
  • perda de apoios políticos
  • mídia hostil ou pelo menos de má vontade
  • erros de informação ou de conhecimento que abalam a credibilidade do candidato
  • sentimento generalizado de que a candidatura vai mal e está perdendo as chances de vitória
Qualquer um destes fatores (há muitos mais) pode dar origem a uma auto-destruição da candidatura, por que implicam necessariamente em gastar tempo, equilíbrio psicológico e motivação na administração da crise, desviando-se do verdadeiro objetivo que é a conquista de votos. A realidade interna da campanha ganha maior importância do que a realidade externa do eleitorado.

Nestas situações, a campanha e o candidato ficam sujeitos a um enorme desgaste. Buscam-se culpados, animosidades e rivalidades contidas vêm à tona, volta-se a discutir o que já foi decidido, mudanças abruptas são propostas, a equipe se divide em grupos que lutam pelo seu controle e, como é óbvio, vazam informações para a mídia e para os adversários sobre a crise.

Grande parte do tempo é gasto em reuniões saturadas pela emoção e passionalismo, que afastam a campanha, cada vez mais, dos seus verdadeiros objetivos. O candidato torna-se impaciente, irritadiço, nervoso e inseguro, ficando na situação mais propícia para cometer erros, tomar decisões impulsivas e fazer declarações infelizes. Todas as candidaturas enfrentam uma ou mais crises em suas campanhas. Na maior parte das vezes, as crises são bem administradas e satisfatoriamente resolvidas, não chegando a prejudicar o esforço eleitoral. Em certos casos, até mesmo resultam no seu aperfeiçoamento.


Se as crises na campanha forem bem administradas e satisfatoriamente resolvidas, o esforço eleitoral não será prejudicado

A magia de ressuscitar a candidatura em crise

Se, entretanto, a campanha em crise não tiver a capacidade política de resolver rapidamente os seus problemas, corre o sério risco de entrar em processo de auto-destruição e não conseguir recuperar-se em tempo de disputar a eleição em condições de vencê-la. É comum que, em situações como estas, um candidato adversário, com o intuito de aproveitar-se da situação, decida intrometer-se na crise para dela tirar proveito. Nada mais errado, pois a intervenção de um adversário, por atos ou declarações, muitas vezes tem o poder mágico de ressuscitar a candidatura em crise.

A intromissão do adversário (principalmente se for o principal oponente) aparece, para a campanha em crise, como a evidência incontestável de que o "inimigo" está se beneficiando do seu conflito interno. Ela tem o poder de trazer novamente para o primeiro plano a realidade externa da campanha: a necessidade de conquistar os votos dos eleitores.

Ao mesmo tempo, a intromissão cria as condições para a recuperação da unidade que havia sido perdida - afinal, podemos ter entre nós diferenças, mas as que temos com o "inimigo" são muito maiores e mais importantes.

Se a campanha não conseguiu encontrar no seu interior os meios para resolver sua crise, pode encontrá-los fora dela, na ajuda que o seu adversário pode prestar-lhe, ao intrometer-se.

É paradoxal mas é verdadeiro, e ocorre com muita freqüência. Por estas razões é que se tornou um princípio estratégico consagrado aquele enunciado no título desta coluna: nunca interfira quando seu adversário estiver ocupado em se auto-destruir.

Fonte: Francisco Ferraz

Prioridade: Obra de Deus

Amigos, todo domingo às 7 horas participo do culto na IURD e atendo várias pessoas no sentido espiritual e também físico.

Minha missão de vida: Altruísmo!

Vamos que vamos em frente na FÉ de DEUS!

Mais fotos no facebook: Jaquelina Nascimento

Jaquelina Nascimento

sábado, 19 de maio de 2012

Reunião com amigas sobre MILAGRE DE DEUS e ENCONTRO COM DEUS

Momento em que assistimos o vídeo sobre MILAGRE DE DEUS!
 Amigos, há um certo tempo minha amiga Janete me convidou para uma reunião sobre MILAGRE e ENCONTRO COM DEUS em sua residência e graças a Deus hoje (19.05) tive a oportunidade de estar presente.

" Tudo é possível ao que crê" e para que o milagre aconteça em nossas vidas temos que pagar um preço, ou seja, nos sacrificar a cada dia e seguir em frente.

Á noite participei do aniversário de 98 anos da igreja Batista e pude analisar mais ainda minha vida e reencontrar ao mesmo tempo vários amigos.

VAMOS QUE VAMOS EM FRENTE NA FÉ DE DEUS!

Beijos no coração!

Jaquelina Nascimento
Término da reunião: Momento de confraternização

REFLEXÃO : INICIO DE UM NOVO TEMPO

Amigo, Salomão Holanda, Jaquelina Nascimento e Gessivaldo Isaías
Amigos, hoje resolvi rever minhas fotos e cada foto é uma história e me traz lembranças maravilhosas! A cada dia Deus nos dá a oportunidade de podermos ter mais experiências novas e como AMO POLÍTICAS PÚBLICAS procurei aprender com cada pessoa à qual coloquei a foto, entretanto há mais amigos da área e se fosse colocar mais fotos esse blog seria pequeno.

Agradeço a todos.

Hoje é o INICIO DE UM NOVO TEMPO! Estou no Piauí e agradeço a Deus por cada líder político tanto em nível de estado quanto município e até nacional.

VAMOS QUE VAMOS EM FRENTE NA FÉ DE DEUS!

Jaquelina Nascimento

AMIGAS IRMÃS : OBRIGADA POR TUDO EM BRASÍLIA!


MOMENTOS FELIZES E HOJE DEUS CONTINUA ESCREVENDO MINHA HISTÓRIA DE VIDA!

Meu ex-chefe: Ex-deputado federal Paulo Roberto e hj é presidente do PRB-GO e a amiga Sandra
Netinho de Paula , Jaquelina Nascimento e Mercadante

Jaquelina Nascimento e Marta Suplicy


Entrevistei Celso Russomano : Uma lição de vida!

Celso Russomano e Jaquelina Nascimento
Amigos, como sei que esse blog é visto por muitos amigos de SP resolvi relembrar esse momento de muita felicidade para mim que foi quando tive a oportunidade ímpar de entrevistar Celso Russomano à qual aprendi muito com esse exemplo de político e de humildade de espírito.

Sugiro que todos visitem o site e as redes sociais do amigo Celso Russomano.

Fica a dica!

Beijos no coração.

Jaquelina Nascimento

Festa das mães na zona rural

Antônio, pres. da localidade e Jaquelina Nascimento

Jaquelina Nascimento e o grupo de dança

 Ontem à tarde (18.05) participei da festa das mães na zona rural de Floriano e tive a oportunidade de reencontrar várias amigas de outras localidades. Foi um momento de muita felicidade também por ter feitos novas amizades, graças a Deus.

Conheci também o presidente da localidade e conversei muito com ele sobre a situação do povo.

Até comentei que as pessoas são limpas e que preservam a natureza , bem como o meio ambiente como um todo. Há uma conscientização maravilhosa!
As apresentações foram lindas e teve até mãe que chorou de emoção.

Desde quando retornei a minha terra natal Deus me deu vários presentes através das pessoas maravilhosas que conheci tanto na zona urbana quanto na zona rural...

Estou aprendendo muito com cada pessoa. Conversei com representantes do Senado ontem e tenho várias ideias sociais para nosso povo e com certeza irei crescer como pessoa assim que colocá-las em prática, com fé em Deus.
VAMOS QUE VAMOS EM FRENTE NA FÉ DE DEUS!

Veja mais fotos no facebook: Jaquelina Nascimento e abaixo:

Jaquelina Nascimento e a filha de uma moradora da localidade

Amigas guerreiras!

Amigos, conversei com o pai de Salomão Holanda, seu Josué Paçoca

Seu Josué e Jaquelina


 Amigos, na última quinta (17.05) conversei com o pai de Salomão Holanda, seu Josué Paçoca.

Foi maravilhoso porque sempre aprendo muito quando converso com o amigo, pois ele tem muita experiência de vida e me ensina muito sobre cultura e modo de ser, ou seja, que para sermos felizes temos que ter Deus e uma família abençoada porque a família é base de tudo.

VAMOS QUE VAMOS EM FRENTE NA FÉ DE DEUS!



sexta-feira, 18 de maio de 2012

Reunião sobre Segurança Pública em Floriano

Jaquelina Nascimento entrevistando Salomão Holanda
Amigos, estive um pouco ausente de minhas Redes e do blog devido à correria, mas confesso que já estava com saudades de postar novidades a vocês.

Ontem (17.05) fui com os vereadores visitar o comandante do batalhão, coronel Lisandro Onório e confesso que foi uma reunião maravilhosa porque pude analisar a questão dos problemas existentes na cidade de Floriano no que diz respeito à Segurança Pública, principalmente no que concerne às drigas.


Analisei cada parlamentar e conversei com o vereador Salomão Holanda sobre o objetivo e a importância principal da visita.

Para o representante público é essencial que haja sempre diálogo com todos os setores da sociedade para se ter a visão através do ângulo de cada profissional.

VAMOS que vamos em FRENTE !

Obrigada pela companhia!

Abraços.


Jaquelina Nascimento

terça-feira, 15 de maio de 2012

Programa Partidário do PIAUÍ : Jaquelina Nascimento

Jaquelina Nascimento visita prima da IURD-Londres

Prima Socorro Urquiza e Jaquelina Nascimento
 Ontem à tarde (15.05) fui visitar minha prima Socorro Urquiza recém-chegada de Londres. Foi uma tarde excelente, pois pude aprender mais sobre a IURD em Londres de acordo com a experiência de minha prima que está há 4 anos na mesma.


Ela me disse que há vários fones de ouvidos com traduções em português, espanhol, inglês e outras línguas. 

Deve ser maravilhoso, pois além da presença de Deus há a questão cultural onde há pessoas de vários países em Londres na IURD.

Tenho certeza de que um dia irei ter a oportunidade de conhecer e de aprender mais ainda com cada pessoa.

Além de termos conversado sobre a IURD-Londres, pude aprender mais com minha prima sobre a história e cultura daquele belíssimo local, pois é conversando que se aprende.

Obrigada pela companhia amigos. Amo todos vocês.

Jaquelina Nascimento