quinta-feira, 3 de maio de 2012

A Dama de Ferro: Margaret Thatcher

Margaret Thatcher


Por Jaquelina Nascimento

Margaret Thatcher é advogada, tendo sido a primeira mulher a ocupar o cargo de Primeiro Ministro do Reino Unido (1979-1990). Uma das grandes figuras políticas do século XX. A política de Margaret Thatcher, chamada de Thatcherismo, continua a ter grande influência no pensamento político atual.

Ontem tive a oportunidade de assistir ao filme “A Dama de Ferro” á qual refrata sobre a história de vida de uma das mulheres mais atuantes da política mundial, ou seja, de Margaret Thatcher.

Ela era de família humilde e sempre teve um sonho de servir à coisa pública, mesmo indo contra os interesses dos que detinham o poder capitalista, pois com muito sacrifício, conseguiu alcançar o cargo maior e deixar seu nome escrito na história política das últimas décadas.

Determinação, coragem, liderança, altruísmo, preocupação com a coisa pública, vida de renúncia, entre outros são definições da personalidade da "Dama de Ferro".
Jaquelina Nascimento

Amigos, a citação da política que mais me chamou atenção foi a ques está abaixo e gostaria que analisasse cada letra; é muito interessante:

“Um dos grandes problemas de nossa época é que somos governados mais com os sentimentos do que por pensamentos e idéias

Pensamentos e Idéias

Isso me interessa

Pergunte-me o que eu estou pensando

Cuidado com os seus PENSAMENTOS

Pois eles se tornam PALAVRAS

Cuidado com suas palavras

Pois elas se tornam AÇÕES

Cuidado com suas Ações

Pois elas se tornam HÁBITOS

Cuidado com seus Hábitos

Pois eles se tornam o seu CARÁTER

E cuidado com o seu caráter

Pois ele se torna o seu DESTINO

O QUE NÓS PENSAMOS

NÓS NOS TORNAMOS “- Margaret Thacher

Amigos sejamos fortes em meio às lutas e sempre com coragem para continuarmos a jornada que é dura, árdua, mas vale à pena, pois quando temos uma missão, devemos seguir em frente olhando sempre para o ALVO com a força e ajuda de Deus.

Amo você e obrigada pela atenção.

Saiba Mais sobre a biografia de Margaret Thatcher:
Fonte: Uol
Jaquelina Nascimento

"Se meus críticos me vissem andando sobre as águas do rio Tâmisa, diriam que é porque eu não sei nadar." A tirada espirituosa de Margaret Thatcher nos dá uma dimensão das dificuldades que a poderosa primeira-ministra enfrentou ao governar o Reino Unido com mão de ferro.

Margaret Hilda Roberts nasceu numa família de pequenos comerciantes. Boa parte de sua formação deu-se na pequena congregação metodista que sua família freqüentava.
Estudou em escola pública e ganhou uma bolsa para química na Universidade de Oxford. Foi eleita presidente da associação conservadora de Oxford, onde iniciou sua vida política.

Candidata pelo Partido Conservador em Dartford, sobressaiu-se pela clareza de seus discursos e conquistou eleitores. Na cidade de Dartford conheceu também seu marido, Denis Thatcher, em 1951, um empresário da indústria do petróleo. Tiveram dois filhos gêmeos, Mark e Carol.

Nos anos 1950, Margaret Thatcher especializou-se em direito tributário. Em 1959 foi eleita para a Câmara dos Comuns. Dois anos depois, tornou-se Secretária de Estado para Assuntos Sociais e, no início dos anos 1970, foi nomeada Ministra da Educação, durante o mandato de Edward Heath.

Em 1975, substituiu Heath na direção do Partido Conservador. Implementou um projeto de redução da intervenção do estado na economia e cortou gastos sociais, seguindo um liberalismo estrito.

Em 1979, o Partido Conservador ganhou as eleições por ampla margem de votos. Margaret Thatcher tornou-se a primeira mulher a dirigir uma democracia moderna, sendo eleita primeira-ministra do Reino Unido.

Governou com pulso firme até 1990, ganhando o apelido de "Dama de Ferro", por suas posturas inflexíveis. Conseguiu bons indicadores econômicos, com o controle da inflação e a valorização da moeda. No entanto, não pôde evitar o aumento do desemprego.

Em 1982, Thatcher envolveu-se na Guerra das Malvinas, o que aumentou sua popularidade. Nesse ano foi reeleita por uma ampla margem de votos.

Novamente reeleita em 1987, porém com uma margem menor de vantagem, entrou em conflitos com seu próprio partido, renunciando em favor de John Majors em 1990.

Margaret Thatcher, desde os 83 anos, vem sofrendo de demência nos últimos sete anos, segundo sua filha, Carol. "Nos piores dias, ela dificilmente consegue se lembrar do começo de uma frase no momento em que ela a termina."

Nenhum comentário:

Postar um comentário