segunda-feira, 19 de março de 2012

Análise de " O Discurso do Rei"




Por Jaquelina Nascimento

" O Discurso do Rei" refrata a  história do pai da atual rainha da Inglaterra, Elizabeth II, rei George VI. O jovem George se vê obrigado a assumir a coroa após ver seu irmão Edward abdicar o trono inglês. Dono de uma gagueira que lhe deixa em maus bocados com os súditos, o rei busca a ajuda do "terapeuta da fala" Lionel Logue. Precisa juntar forças , em meio a tudo isso, para comandar o país na Segunda Guerra Mundial.

Uma das questões que me chama atenção é a falta de coragem do rei diante da situação quando o mesmo pensa muitas vezes que não vai conseguir e não acredita em si, entretanto a esposa do mesmo sempre indo adiante procurando soluções e o encorajando nos momentos difíceis.

Temos que ter coragem e ousadia em meio às lutas; seja quem for não acreditar em nosso potencial, mas dentro de nós está a nossa vitória e derrota, ou seja, temos que crer em Deus e em nós também. O rei enfrentou seus desafios através do apoio de sua esposa, família e do amigo terapeuta.

Ter amigos que pensem e acreditem em nosso potencial é essencial e ser amiga assim também, pois uma excelente amizade nos impulsiona a rumos antes traçados.

O povo precisava de um líder completo e com voz; toda liderança é nata, ou seja, não se forma líder, mas nasce líder. Há líderes que precisam de técnicas para se aperfeiçoar, a exemplo de como perder o medo de falar em público e de respiração, bem como de voz como era o caso do rei.

A equipe de assessoria formula o discurso, entretanto todo líder tem que ter disciplina e muita paciência para obedecer as técnicas que demanda um tempo específico.

Ter espírito de ousadia foi essencial para que o rei anulasse todo medo existente diante do público á qual esperava com ansiedade e expectativa o seu discurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário