domingo, 30 de junho de 2013

Jaquelina Nascimento assiste videoconferência transmitida do sudeste

Raízes em Floriano

Amigos, hoje (30.6) assisti a videoconferência em Floriano transmitida direto da reunião sudeste, cujo tema é RAÍZES.

Foi um momento maravilhoso e de muita reflexão, pois mais uma vez analisei que não devemos viver de passado. Temos que ter atitudes positivas sempre no presente para que possamos ter resultados benéficos para cada um de nós e a comunidade como um todo.

Graças a Deus foi uma aprendizagem grande, além de ter reencontrado várias amigas em Floriano.

VAMOS QUE VAMOS COM FÉ EM DEUS !

Jaquelina Nascimento, d. Bete e d. Vanda

Convite às mulheres de Floriano !

Jaquelina Nascimento

Amigas, hoje às 14 horas convido todas as mulheres de Floriano a participarem da videoconferência com dona Cristiane Cardoso cujo tema é: " RAÍZES - Entendendo o seu passado para mudar o seu futuro".

Vai ser maravilhoso, pois é uma reunião para que possamos a cada dia removermos uma raiz de nosso passado que possa vir a atrapalhar nosso presente e futuro. Sempre digo que ninguém vive de passado. Vamos colher hoje para plantarmos amanhã frutos maravilhosos.
Local: IURD-FLO , pximo ao Mercado Central

VAMOS QUE VAMOS COM FÉ EM DEUS !

Visitando minha avó Helena!

Jaquelina Nascimento e sua avó Helena


Sempre procuro visitar minha avó Helena, 92 anos, e fico muito feliz ao ouvir sobre suas experiências de vida.

Temos que valorizar cada dia mais nossa família, pois é presente de Deus.

VAMOS QUE VAMOS COM FÉ EM DEUS!

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Jaquelina Nascimento nas Redes Sociais


Enéas Maia nas Redes Sociais

Enéas Maia

Por Jaquelina Nascimento

Segundo a Wikipédia, enciclopédia livre,” rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações , conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes”.

O líder político bioquímico Enéas Maia (PSDB) aderiu às redes sociais porque acha importantíssimo fazer parte das mesmas. “Primeiro para construir e consolidar amizades; reencontrar velhos amigos que às vezes o tempo e a distância afasta, mas também a fim de se informar, sendo uma maneira de se trocar conhecimentos, informações e de se colocar as atividades que desempenhamos como profissionais e pessoas públicas”, explica.

Segundo o líder político, a comunicação atingiu níveis impressionantes, sendo praticamente instantânea; através de instrumentos como twitter e facebook ou o Orkut que ainda é utilizado e alguns outros instrumentos mais recentes como instagram e whatsapp as pessoas tem se comunicado com mais frequência e a notícia se espalha mais rápida.

Enéas Maia disse que as redes sociais são instrumentos importantes que devem estar utilizando e sempre antenados. “Algumas notícias têm corrido mais rápido como o caso, por exemplo, daquela tragédia de Santa Maria onde muito antes até mesmo do corpo de bombeiros ou a política chegarem ao local de forma instantânea uma vítima daquela tragédia já pedia socorro pela rede social e isso ajudou para que houvesse uma aceleração do resgate das vítimas”, enfatizou.

O líder político Enéas Maia se comunica através das seguintes redes sociais:



quarta-feira, 26 de junho de 2013

Reinício da malhação : GERAÇÃO SAÚDE

Primeiro dia de malhação

Amigos, confesso que ontem (25.6) foi mais um dia de decisões, ou seja, de muito sacrifício, pois retomei as atividades físicas e tenho uma meta: perder 10 kg.

Além da meta física tenho a psicológica, pois tive a oportunidade de fazer novas amizades, bem como de trabalhar mais ainda minha estima, apesar de que já sou muito feliz graças a Deus.

Ontem fiz vários exercícios localizados e gerais; não adianta só se exercitar se não fizer uma readaptação alimentar e é o que estou fazendo. Estou consumindo mais frutas e verduras, entretanto no final de semana libero com o consumo de algumas calorias a mais.

Algumas pessoas podem até me perguntar quais os benefícios de se exercitar. Eis alguns abaixo:

  • Perda de peso e queima de calorias;
  • Melhoria na circulação;
  • Manutenção da tonificação dos músculos;
  • Redução do estresse;
  • Melhoria na circulação e nas funções cardíacas e pulmonares;
  • Aumento na concentração e melhoria na aparência;
  • Prevenção de colesterol alto, diabetes e na pressão sanguínea;
  • Melhoria na qualidade do sono, entre outros.
UFA!  É um sacrifício mas VALE A PENA.

VAMOS QUE VAMOS MALHAR!


terça-feira, 25 de junho de 2013

NOS BASTIDORES DA NOTÍCIA: Festa das Pastorinhas

Entrevistando em meio a muita alegria


Amigos, ontem (24.6) fui ao bairro Manguinha com o líder político Enéas Maia (PSDB) e foi um momento de muita alegria, pois reencontramos vários amigos e fiz novas amizades.

É essencial prestigiarmos a questão cultural de nosso município, bem como do estado do Piauí e Brasil como um todo. Houve apresentações de 15 grupos de quadrilhas e da dança do boi (típica do Maranhão).

Amo estar jornalista, pois a cada matéria visito outros mundos, culturas; comparo uma entrevista à leitura de um livro, ou seja, andamos em mundos diferentes culturalmente falando e colocamos mais ainda em prática sobre a valorização das pessoas e nossas culturas.

Enéas Maia prestigiando a cultura de Floriano

VAMOS QUE VAMOS COM FÉ EM DEUS SEMPRE!

Festa cultural em Floriano é prestigiada por Enéas Maia

Foto: Jaquelina Nascimento


Por Jaquelina Nascimento

O bairro Manguinha em Floriano na noite desta segunda, 24.6, recebeu o líder político bioquímico Enéas Maia (PSDB) e foi prestigiado mais uma vez com a festa das Pastorinhas onde aproximadamente 15 grupos apresentaram quadrilhas e a dança do boi de seu Né Preto e da Célia.

Enéas Maia disse que foi um prazer ter participado da festa das pastorinhas em seu bairro Manguinha, o lugar onde vive, cresceu e é sua comunidade. “As pastorinhas desenvolvem uma das atividades culturais mais bonitas de Floriano e pode-se até dizer do Piauí”, afirma.

“É algo que deve ser também preservado e valorizado, mas que infelizmente o poder público não tem dado o apoio necessário, sendo também importante pela questão das quadrilhas juninas. Esses movimentos culturais merecem apoio tanto da classe empresarial quanto da política e do poder público de Floriano”, enfatiza.

O líder político falou que tem visto uma falta de apoio e investimento nas quadrilhas e por isso que Floriano tem cada vez perdido mais estrutura e força. “Os bairros têm dificuldades de realizar suas festas e organizações de suas quadrilhas”, explica.

O bioquímico falou ter comparecido à festa das pastorinhas por três motivos. “Primeiro, estamos aqui prestigiando porque gostamos , é bonito de se ver; segundo porque é do nosso bairro apesar de que também tem pessoas de todos os bairros de Floriano e terceiro é para chamar a atenção do poder público e da opinião pública de Floriano para apoiar cada vez mais as quadrilhas juninas que precisam dos florianenses”, conclui.
Enéas Maia e as pastorinhas

A líder da pastoral do idoso no bairro Manguinha, Francisca Soares da Costa e Silva afirmou que o líder político é seu amigo e vizinho. “Enéas é de casa e ele é uma pessoa boa; Enéas Maia é nosso”, diz.
Um dos jurados à qual compôs a mesa com o bioquímico foi o presidente da Associação de Moradores do bairro Catumbi, Paulo Sérgio Alves disse que a festa é um resgate da cultura popular.

“É bom ter a presença de Enéas Maia participando desse processo de cultura. Vejo a participação dele em todos os eventos que a gente vai e ele está conosco marcando presença; mostra sua preocupação com a cidade e com a cultura de Floriano”, afirma Paulo Sérgio.

Também esteve presente a presidente da Associação de Moradores do Conj. Gabriel Kalume, Lúcia de Fátima e enfatizou que a presença do bioquímico é muito importante e o mesmo está visitando cada quadrilha. “Enéas é uma pessoa do povo”, conclui.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Momento de descontração com FORÇA JOVEM FLORIANO

Amo essa turma! FORÇA JOVEM FLORIANO !

Amigos, para iniciar a semana com mais aprendizagem e alegria ainda foi que me reuni com o FORÇA JOVEM FLORIANO nesse domingo, 23.6, na pizzaria.

Fizemos dinâmica como forma de integração e adquirirmos conhecimentos diferentes uns com os através de cada experiência de vida.

Compartilhamos nossos sonhos e desejos para nossa vida em Floriano e ideias para um futuro melhor, afinal de contas como diz o vereador de SP, Jean Madeira, “SER JOVEM É NUNCA DEIXAR DE SONHAR”.

VAMOS QUE VAMOS!

VAMOS QUE VAMOS COM FÉ EM DEUS!

SEMPRE COM FÉ EM DEUS!





Arraial na Manga ! 22.6

Dia lindo!

Amigos, fui ao Arraial na Manga nesse sábado, 22.6, e confesso que foi um momento de muita alegria, pois aprendi muito com cada pessoa que conheci através do líder político Enéas Maia (PSDB).

Havia muita animação e todas as pessoas estavam de forma harmoniosa brincando com muita paz e alegria.
Fui bem recepcionada por todos e a receptividade me deixou mais feliz ainda.

Amo jornalismo porque tenho oportunidades de conhecer culturas diferentes a cada matéria e agenda, ou seja, é algo sempre dinâmico.
Noite de muita aprendizagem!


VAMOS QUE VAMOS COM FÉ EM DEUS!

VAMOS QUE VAMOS !

Enéas Maia participa de arraial na Manga Piauí

Foto: Jaquelina Nascimento

Por Jaquelina Nascimento

Ao som de muito forró pé de serra, animação com apresentações de quadrilhas e muita comida típica de São João foi que o líder político bioquímico Enéas Maia (PSDB) participou no último sábado, 22.6, da festa junina na localidade Manga Piauí.

Na ocasião o bioquímico participou da quadrilha com muita alegria com a comunidade presente, bem como cantou várias músicas ao vivo contribuindo assim para a maior felicidade com os demais.

De acordo com Enéas Maia, a festa de São João na Manga é tradicional, sendo sua segunda casa. “Há muitos anos temos a tradição de fazer o nosso arraial junto com os amigos da Manga e das regiões vizinhas. É uma festa divertida; um evento tradicional e todos os anos estamos presentes para proporcionar essa festa alegre e animada”, diz.

Segundo o líder político, os moradores da Manga sempre foram os primeiros a tomarem a frente da luta desde a eleição do Mainha que teve uma votação expressiva na localidade devido à sua amizade com a comunidade e à vivência.

“Somos praticamente moradores da Manga porque sempre vivemos aqui, então me deixa orgulhoso, satisfeito, feliz e com uma dívida de um dia poder fazer mais por essa Vila que tem um dos pontos turísticos mais bonitos do Piauí e que sem dúvida alguma deve ser valorizado em nossa cidade”, enfatiza.

Enéas Maia disse ainda sonhar em construir um balneário na Manga e registrou seu lamento de ter encontrado a estrada da vila no estado terrível. “É um dos piores momentos que já encontramos nessa estrada aqui na Manga, sendo algo que vai a contra mão do que se propõe para Floriano. A Vila é um dos pontos turísticos ecológicos; deve ser preservado e valorizado com estradas e investimentos adequados”, afirma.

Entre tantas pessoas presentes estava o agente comunitário de saúde Nilson Pereira da Silva e o mesmo disse ser um prazer estar comemorando o arraial com o bioquímico. “Enéas é um líder político novo com opções boas e um futuro promissor para frente”, diz.
Foto: Jaquelina Nascimento

A advogada Gorette Maia, mãe de Enéas Maia, também esteve presente e enfatizou ter se surpreendido muito quanto à forma que seu filho desenvolveu a atividade política. “Minha família é política e a família do pai dele também. Lá em casa agente nunca incentivou nenhum filho a ser político. Desde pequeno Enéas já participava de todos os movimentos estudantis. Então ele já nasceu um líder”, diz.

A advogada falou ainda ter visto a atuação surpreendente do bioquímico como político em relação às eleições 2012. “Quando eu vi o menino já estava nas ruas fazendo campanha. Sempre o admirei como filho porque agente procurou educá-lo dentro da humildade, fraternidade, respeito ao próximo e o único bem e a única herança que sempre procuramos deixar para eles foi a educação”, explica.

“Graças a Deus que todos eles se desenvolveram buscando se tornarem os futuros homens de bem e compromissados com suas profissões. Descrevo Enéas enquanto filho, como aquele menino que sempre foi muito responsável e lutador em busca de seus objetivos”, conclui Gorette Maia.
Enéas Maia canta na Manga

A dona de casa Maria Helena Messias, à qual assistiu o líder político dançar quadrilha disse que a festa estava ótima e que Enéas Maia é uma boa pessoa. “Ele é uma pessoa calma. A presença dele aqui é boa demais porque ele é alegre e conversador; fala com todo mundo pegado na mão”, afirma.

O agricultor José Carlos da Silva, também enfatizou que o líder político é um homem simpático e popular com todos. “Eu gosto dele”, afirma.

sábado, 22 de junho de 2013

Dedé Mecânico adapta carros para pessoas com deficiência



Dedé Mecânico adapta carros para pessoas com deficiência

Publicado 21 de junho de 2013 às 10:53 hs
Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com

O profissional na área de mecânica na cidade de Floriano, Dedé Mecânico, pai da jornalista Jaquelina Nascimento, morador do bairro Sambaíba Velha, na cidade de Floriano, construiu em um automóvel e também em uma motocicleta adaptações para possibilitar a independência locomotiva de pessoas com deficiência física.



Imagem: Jaquelina NascimentoDedé Mecânico adapta carros para pessoas com deficiência.(Imagem:Jaquelina Nascimento)Dedé Mecânico.

De acordo com Dedé Mecânico, é de eximia importância a adaptação dos veículos, uma vez que ofertarão maior liberdade para os deficientes, que prezam pelos seus direitos de passearem e resolverem os problemas sem depender das outras pessoas, conduzindo seu próprio meio de transporte.

Imagem: FlorianoNewsDedé Mecânico adapta carros para pessoas com deficiência.(Imagem:FlorianoNews)


sexta-feira, 21 de junho de 2013

Gênero no Brasil: Igualdade através do respeito

Vamos que vamos!

Por Jaquelina Nascimento

Para se entender  a questão atual no que concerne à luta desigual entre gêneros tem-se que analisar o passado, quer seja histórico ou do ponto de vista ideológico.

Na época de Rosseau as mulheres eram induzidas culturalmente falando a serem excelentes donas de casas, no que se refere ao texto sobre discurso do mesmo.

Ao longo dos anos, a exemplo de 1932, a mulher adquiriu o direito ao voto e a ter "vez e voz", a exemplo do que acontece nos dias atuais no Brasil.

Como resolver essa luta? Colocando em prática o respeito, amor , altruísmo e cidadania.


quarta-feira, 19 de junho de 2013

QUE DEPOIMENTO!


Amigos, eis um depoimento que tiro o chapéu do ex-presidente dos EUA GEORGE W. BUSH:

" Sabe, eu tenho um problema com bebida. Agora mesmo eu deveria estar em um bar do Texas, não no Salão Oval. Há apenas uma razão pela qual estou no Salão Oval, e não em um bar.
EU ENCONTREI A FÉ. EU ENCONTREI DEUS. ESTOU AQUI POR CAUSA DO PODER DA ORAÇÃO" - Bush.

Muito forte!

VAMOS QUE VAMOS COM FÉ EM DEUS!

Visitando escola municipal no arraiá

Allan, Lelê e Jaquelina Nascimento


Amigos, depois de uma noite de intensa prova de Português Jurídico, fui visitar a escola municipal Normal com os amigos da Fé Allan e Letícia.

Foi um momento de alegria ter reencontrado várias pessoas, bem como analisado mais ainda nossa cultura popular de Floriano.

Vamos que vamos com Fé em Deus !

Dia do Cinema Brasileiro

Enéas Maia

Por Enéas Maia

No dia 19 de junho Afonso Segreto, o primeiro cinegrafista e diretor brasileiro, chegou ao Brasil, sendo esse o motivo de se comemorar o Dia do Cinema Brasileiro. A primeira filmagem em território nacional antes de pisar em terra firme foi na entrada da baía de Guanabara.

O dia de comemoração do cinema brasileiro pelo renascimento foi 19 de junho por ter passado a apresentar, nos últimos anos, produções de maior qualidade. A partir da ideia do homem em dar vida às imagens foi que se deu o surgimento do cinema.

Quando Afonso Segreto chegou à Baía de Guanabara e registrou as imagens do local foi que nasceu o cinema brasileiro. Os principais acontecimentos cívicos e festivos do país, através de uma câmera Lumière, foram registrados pelos irmãos Segreto ficando como os únicos produtores brasileiros até 1903.

O cinema nacional tomou suas primeiras dimensões aos poucos quando as imagens foram sendo feitas em outras regiões do Brasil, tal como em São Paulo passando a projetar os primeiros documentários.


Edição: Jaquelina Nascimento

Pai de Jaquelina Nascimento faz adaptação para carro

Pai de Jaquelina Nascimento faz adaptação para carro

Amigos, não poderia deixar de compartilhar com vocês essa magnífica invenção de meu pai, Dedé Mecânico à qual fez uma adaptação para pessoas com deficiência física para carro, porém também criou para motocicleta.

Segundo meu pai, Dedé Mecânico, a importância de se adaptar o carro é porque dá liberdade para os deficientes terem os direitos de passearem e resolverem os problemas sem depender das outras pessoas, ou seja, dirigindo seu próprio transporte.

Você que tem algum tipo de deficiência física e queira dirigir ou pilotar, procure o Dedé Mecânico, pois o mesmo faz adaptação para carros e motos, na rua São José, 529, Sambaíba Velha-Floriano-PI.

VAMOS QUE VAMOS COM FÉ EM DEUS!



domingo, 16 de junho de 2013

Ato Institucional 1

Jaquelina Nascimento

Os Atos Institucionais foram decretos emitidos durante os anos após o golpe militar de 1964 no Brasil. Serviram como mecanismos de legitimação e legalização das ações políticas dos militares, estabelecendo para eles próprios diversos poderes extra-constitucionais.

Na verdade os Atos Institucionais eram um mecanismo para manter na legalidade o domínio dos militares. Sem esse mecanismo, a constituição de 1946 tornaria inexecutável o regime militar, daí a necessidade de substituí-la por decretos mandados cumprir.

Entre 1964 e 1969 foram decretados 17 atos institucionais regulamentados por 104 atos complementares.

Ato Institucional nº 1, de 9 de abril de 1964

 Modifica a Constituição do Brasil de 1946 quanto à eleição, ao mandato e aos poderes do Presidente da República; confere aos Comandantes-em-chefe das Forças Armadas o poder de suspender direitos políticos e cassar mandatos legislativos, excluída a apreciação judicial desses atos; e dá outras providências. 

Foi criado por uma junta militar composta pelos militares em 9 de abril de 1964: o general do exército Artur da Costa e Silva, o tenente-brigadeiro Francisco de Assis Correia de Melo e o vice-almirante Augusto Hamann Rademaker Grünewald, que subscreveram o ato.

Dava ao governo militar o poder de alterar a constituição, cassar mandatos legislativos, suspender direitos políticos por dez anos e demitir, colocar em disponibilidade ou aposentar compulsoriamente qualquer pessoa que tivesse atentado contra a segurança do país, o regime democrático e a probidade da administração pública.   

O objetivo da decretação do ato foi fortalecer ainda mais o regime militar, além de evitar que os políticos depostos e a oposição se reorganizassem para combater a nova ordem. Os militares poderiam convencer os indecisos dos rumos determinados pelos golpistas e um Congresso indeciso seria perigoso somente com uma medida radical, pois poderia desencadear uma Guerra Civil no país. Todos aqueles que poderiam reagir ou dificultar o processo tinham que ser afastados.

Houve uma radicalização que não aceitava de forma alguma um governo com tendências esquerdistas e segundo o grupo mais radical, se isso acontecesse poderia gerar conflitos agrários e urbanos, com muito mais violência do que se os militares permanecessem no poder.

Ficaram suspensos por dez anos os direitos políticos de todos os cidadãos que eram vistos como opositores do atual regime, entre eles tinham congressistas, governadores e até militares. A partir disso, surgiram as ameaças de prisões, cassações, enquadramentos e expulsão do país.

A eleição indireta do presidente da República foi institucionalizada, desta forma, somente o colégio eleitoral, composto pelos congressistas poderiam eleger o presidente.

A Constituição da República foi suspensa por seis meses e com ela, todas as garantias constitucionais. Através do AI-1, o regime militar pôde cassar os direitos políticos de centos e dois cidadãos contrários à ditadura que estava se iniciando.

 O AI-1 dava poderes para o Presidente escolher os congressistas que ficariam na casa e estes o elegeriam, pois fariam parte do colégio eleitoral; criavam, com isso, uma falsa imagem de democracia para a opinião pública internacional, onde o presidente seria eleito por um colégio eleitoral, composto de representantes escolhidos pelo povo. Sendo que o colégio eleitoral havia sido mutilado pelo próprio AI-1.

sábado, 15 de junho de 2013

Enéas Maia visita Comunidade Terapêutica Shalom

Enéas Maia falando sobre drogas aos internos

Por Jaquelina Nascimento

O líder político bioquímico Enéas Maia foi recebido com muita alegria e expectativa pelo coordenador da Comunidade Terapêutica Shalom, pastor Antônio de Oliveira e Silva e pelos 22 internos no final do último mês, 28/05, em Floriano.

O bioquímico conversou com os internos sobre projetos, as palestras que ministra aos jovens e famílias sobre drogas como forma de prevenção, bem como bateu um papo tirando as dúvidas dos mesmos de forma harmoniosa, colocando-se à disposição de todos desejando fé, coragem e força.

Enéas Maia parabenizou o pastor Antônio de Oliveira pela atividade que desenvolve. “Um trabalho importantíssimo, bonito e realmente de guerreiro frente à recuperação de dependentes químicos”, enfatiza.

“ Não existe prevenção e política pública voltada à recuperação de dependentes químicos em Floriano nem de reinserção dos dependentes químicos dentro da sociedade através de oportunidade de trabalho; os mesmos são pessoas que têm desejo de voltar a ser inserido na sociedade, trabalhar e produzir”, explica o líder político.

Enéas Maia foi intitulado padrinho da comunidade Shalom e falou que se sente honrado e ao mesmo tempo é uma responsabilidade grande de fazer jus à confiança das pessoas.

“Não é o título em si, mas sim a questão da confiança que as pessoas depositam de que possamos realizar esse combate que fazemos através da prevenção, esclarecimentos e palestras. E um modo de fazer jus é ajudando na união e promoção de uma mudança na forma como as drogas são vistas em nossa cidade”, diz.

Ao ser questionado porque Enéas Maia foi intitulado padrinho da Shalom, o pastor Antônio disse ser porque vê sua manifestação enquanto pessoa pública como é e ter ido à comunidade expressar seus pensamentos e a vontade de querer ajudar o próximo, então só um padrinho se preocupa com uma situação como essa.
Momento da oração

Segundo o coordenador, foi grande a importância de se ter o bioquímico na Shalom pelo motivo de ver as ideias e projetos que tem para a questão de tratamento terapêutico em Floriano. “Ficamos felizes com sua presença porque na verdade é uma pessoa que vem se preocupando com a questão da droga e o enfrentamento do crack”, enfatiza.

Uma das questões que o pastor enfatizou na reunião foi sobre o carnaval. “Dizem que o carnaval desse ano em Floriano foi melhor do que o do ano passado, mas deixou Aids, violência e viciados em drogas; o resultado do carnaval está aqui dentro da Shalom se recuperando”, afirma.

Ao término da reunião Enéas Maia, o pastor Antônio de Oliveira e demais internos fizeram uma oração de mãos dadas pelos jovens viciados e em fase de recuperação em Floriano e no Piauí.


sexta-feira, 14 de junho de 2013

I FÓRUM DE SEGURANÇA PÚBLICA EM FLORIANO

Jaquelina Nascimento no Fórum

Amigos, confesso que amei o I Fórum de Segurança Pública em Floriano pois ampliei meus conhecimentos sobre os seguintes temas: Atenção à Saúde do Homem, Violência em Floriano, Ministério no Controle Externo da atividade policial por parte do Ministério Público, Atuação Integrada entre Polícia Militar e Polícia Civil, para solução de problemas de Segurança Pública no estado do Piauí, Atuação da Secretaria de Justiça no Interior do estado , dificuldades e perspectivas e para concluir informações sobre OAB- Direitos e garantias individuais a luz da Constituição Brasileira.

Foi abordada com propriedade sobre a questão da PMPI no atual contexto da segurança pública. Uma das questões mais enfatizadas foi sobre o disque denúncia, pois também devemos ser agentes causadores da paz em nosso município , estado e Brasil.
Assistindo apresentação cultural

Analisei muito a Constituição Federal, Código Civil e Penal durante cada palestra, sendo assim uma verdadeira aula de Direito como um todo. Bom amigos, a melhor coisa que fazemos em nossa vida é trabalhar com amor e sempre enfatizo que AMO JORNALISMO/DIREITO e POLÍTICA.

VAMOS QUE VAMOS COM FÉ EM DEUS! SEMPRE!

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Penúltimo dia de aula : Rumo ao segundo período de Direito

Jaquelina Nascimento e amigos da faculdade

Amigos, confesso que esse período foi marcado por muitas aprendizagens científicas e análise com cada história de vida, bem como de muitas alegrias.

Sempre digo que a vida é feita de momentos e temos que aproveitar cada momento como se fosse o último.

Direito é a realização de mais um sonho que Deus me proporciona e confesso que estou procurando dar o melhor de mim como em tudo o que faço.

Hoje foi o penúltimo dia de aula e passa um filme em minha mente desde o dia que fiz vestibular até esse pré-término. O que dizer? VAMOS QUE VAMOS COM FÉ EM DEUS SEMPRE!

Abraços e obrigada pela companhia.

Nova parceria: Aquarius Distribuidora de água e gelo

Empresário Thiago Maia e a jornalista Jaquelina Nascimento

 Amigos, tive o privilégio de ter sido convidada para divulgar na Rádio Liderança na manhã dessa quinta, 13, a Aquarius Distribuidora de água e gelo de nosso amigo Thiago Maia.

É uma nova parceria à qual estou muito feliz pela competência e visão do jovem cidadão.

Vamos que vamos com Fé em Deus!

Forte abraço.

Jaquelina Nascimento na Rádio Liderança com Thiago Maia e amigos

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Jaquelina Nascimento lê " O Deus de Barack Obama"

Jaquelina Nascimento e família

Como está escrito no livro " O Deus de Barack Obama", não existe liderança sem FÉ, pois nossa fé é o combustível e alimento para alma e temos que recarregar as forças espirituais todos os dias.

O que mais me chama atenção nesse livro é a atitude de Fé do homem mais poderoso politicamente falando do mundo e que se rende a Deus todos os dias de sua vida sempre enfatizando e primando pela imagem de sua família que é a base de tudo.

Coloquei a imagem da minha para refratar também que primeiro Deus e depois minha família é o que há de mais importante e pelo qual tenho forças para continuar perseguindo através da Fé a realização de meus sonhos; a base é ajudar meu povo de Floriano e do Piauí. Eis meu principal objetivo e causa atual de vida.

Barack Obama tem paixão por igualdade e justiça , sendo um exemplo de nova esperança de que as coisas podem mudar, pois sua inspiração vem da Fé. O mesmo afirma que Deus é maior do que qualquer governo e que toda fé é um processo, e nenhum ser humano pode ser precisamente retratado por uma imagem parada no tempo.

Meus pais: Dedé Mecânico e Luzia Nascimento
O presidente dos EUA disse também que quando lê a bíblia, o faz com a crença de que ela não é um texto estático, mas a Palavra de Deus viva e que tem que estar sempre aberto a novas revelações.

Nas eleições 2012 sempre enfatizei que "SOU FILHA DO DEDÉ MECÂNICO" porque a família é a base de tudo e assim como Obama, a minha  me orienta sempre em relação aos caminhos melhores que devo seguir em todas as áreas de minha vida, pois sabem o que é melhor e tem experiência de vida.

Bom amigos, tenho mais observações a fazer sobre esse livro maravilhoso, mas fica a dica. Amo ler e quando lemos aprendemos a olhar o mundo com outros olhos, ou seja, visitamos mundos antes desconhecidos.

Forte abraço.

VAMOS QUE VAMOS COM FÉ EM DEUS!



Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Enéas Maia

Enéas Maia

Uma violência contra os direitos de crianças e adolescentes é o que denominamos de Trabalho Infantil. Combatê-lo é dever do estado e de toda a sociedade.  O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil foi originado pela agência das Nações Unidas, Organização Internacional do Trabalho, no dia 13 de junho de 2002.

Temos que estar sensibilizados quanto a essa questão séria que é uma realidade, não só em Floriano, no Piauí, mas acontece também o trabalho infantil em todo Brasil.

Nesse exato momento Centenas de milhões de crianças estão trabalhando e não usufruindo de seus direitos à educação, saúde e lazer. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente no Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz.

A vida é feita por fases e toda criança também tem direito de ser criança, ou seja, de brincar e aproveitar o momento sem pressa e sem ter que assumir responsabilidades que não lhe assintem.




Enéas Maia participa de feijoada beneficente

Enéas Maia e Lucinha

Por Jaquelina Nascimento

O líder político bioquímico Enéas Maia (PSDB) participou da feijoada beneficente na tarde do último sábado, 09, no bairro Taboca e na ocasião foi recepcionado com alegria pelos moradores.

O bioquímico disse que é sempre um prazer reencontrar os amigos do bairro Taboca e do conjunto Gabriel Kalume e que também é importante por ser uma pessoa pública estar apoiando os eventos beneficentes.

“A causa do evento é nobre; é pela cirurgia de um morador do conjunto Gabriel Kalume que precisa do apoio e os moradores do bairro estiveram se movimentando para ajudá-lo”, afirma Enéas Maia.

O líder político foi convidado pela presidente do bairro Gabriel Kalume, Lúcia de Fátima Camilo, mais conhecida por Lucinha. A presidente enfatizou ter ficado triste por ter constado que o bairro Gabriel Kalume não existe no mapa de Floriano, ou seja, é que esquecido, segundo a mesma.

Lúcia Camilo falou que é muito importante a presença de Enéas Maia no evento beneficente, pois reanimou as pessoas do bairro Taboca e Gabriel Kalume.


“Eu gostei muito do trabalho dele e é uma pessoa que merece nosso apoio e carinho. Apoio as atitudes de Enéas e politicamente falando admiro; sempre tem sido uma pessoa presente e a população precisa do carinho e apoio; ele tem provado tudo isso”, explica.

BELÍSSIMO !


terça-feira, 11 de junho de 2013

Espetinho na praça : Noite maravilhosa

Eis o futuro jurídico de Floriano com FÉ EM DEUS !

Para os amigos que acompanham o blog jaquelinanascimento.blogspot.com que não moram em Floriano, vou explicar uma das tradições culturais do município que é o espetinho na praça.

Geralmente as pessoas saem com amigos, namorados, maridos, enfim familiares para comer espetinhos na praça e distrair a mente.

Hoje (11.6) depois da faculdade de Direito fui com os cidadãos colocar os assuntos em dias e nos divertimos muito graças a Deus. É maravilhoso ter amigos, mas ser amiga é melhor ainda. Que tradição deliciosa a nossa!

Eis o futuro jurídico de Floriano e com fé em Deus eu vou galgar a carreira do DIREITO ELEITORAL, pois como todos sabem: AMO POLÍTICA e quero contribuir com meu município também como advogada eleitoral.

Forte abraço.

Jaquelina Nascimento.

Enéas Maia ministra sobre drogas a mulheres na Taboca

Foto: Jaquelina Nascimento

Por Jaquelina Nascimento

Mulheres no bairro Taboca recepcionaram em clima de muita harmonia o bioquímico Enéas Maia (PSDB) na escola Ribamar Leal que na ocasião ministrou uma palestra sobre drogas esclarecendo as dúvidas das famílias daquele bairro na tarde do último sábado, 08.

 De acordo com a acadêmica de Serviço Social Cláudia de Oliveira Marques as drogas prejudicam as pessoas. “É muito importante e relevante Enéas Maia trazer a palestra para a escola com esse tema que hoje já está muito comum e acabando com a população, pessoa e família.”, afirma Cláudia Marques.

Em entrevista exclusiva à jornalista Jaquelina Nascimento, o líder político fala sobre a atual situação dos jovens que se envolvem nas drogas e suas consequências, bem como a questão socioeconômica em Floriano.

Confira entrevista abaixo:

Jaquelina Nascimento: Você ministra palestras sobre drogas em várias escolas municipais em Floriano. Enfatize sobre esse tema no município.

Enéas Maia: Analiso a importância socioeconômica da cidade para que entendamos um pouco porque as drogas se avançam tanto, claro que não apenas em Floriano, mas em todo país, no entanto outras cidades do mesmo porte que a nossa tem conseguido evitar essa epidemia de drogas que se alastra no mundo inteiro.
Floriano poderia viver uma situação diferente, mas sua própria situação socioeconômica explica devido à falta de oportunidade de emprego e renda, faz com que muitos pais de famílias terminam envolvidos com álcool e favorecendo mais a desestabilização familiar até porque o cerne da droga é a destruição da família.
Se você mantém uma família equilibrada, unida e correta é um ponto importante para combater as drogas e nada pode impedir esse combate.

Jaquelina Nascimento: Porque ocorre um índice enorme de drogas entre adolescentes e jovens?

Enéas Maia: As drogas mais se instalam hoje entre os jovens e adolescentes e é importante saber o porquê isso ocorre. Muitas vezes que os jovens são pouco exigidos dentro das escolas não por culpa dos professores e diretores que fazem um trabalho ­excelente e são verdadeiros herois na educação em Floriano, mas por causa do próprio sistema, da falta de condições de trabalhos nas estruturas das escolas faz com que os alunos permaneçam pouco tempo dentro das mesmas e sejam pouco exigidos muitas vezes fazendo com que passem a maior parte do dia de forma ociosa.

Jaquelina Nascimento: A prática de esporte ajuda no combate às drogas?

Enéas Maia: Estando ocioso o jovem não tem uma oportunidade de laser saudável; os campinhos de várzeas que serviam para esse fim se acabaram; Floriano tem pouquíssimas quadras de esporte que não é bem desenvolvido na cidade; praças e locais para práticas de skates, patins e ciclismo também não existe.
Os jovens ficam parados nas esquinas ociosos à mercê dos traficantes e das pessoas que desejam que eles entrem nesse mundo.

Jaquelina Nascimento: Enéas Maia, a questão cultural pode ser uma aliada quanto a esse tema, ou seja, quanto ao combate às drogas?

Enéas Maia: Esse é outro fator, ou seja, a falta de investimento cultural na cidade de Floriano; a cidade tem um berço cultural importantíssimo, mas não há uma política pública voltada para fortalecer os grupos culturais de teatro, dança música e outros afins; então seria um meio também de se afastar o adolescente dessa ociosidade que infelizmente não tem esse apoio, então eles permanecem ociosos.
Foto: Jaquelina Nascimento

Jaquelina Nascimento: O que falta aos jovens de Floriano?

Enéas Maia: Falta uma perspectiva de futuro em Floriano, sendo uma cidade que não oferece muito; as pessoas vão embora muitas vezes em busca de oportunidades e os que ficam sem ter uma perspectiva positiva, sem ver uma carreira profissional de destaque e uma possibilidade de crescer e se desenvolver na cidade torna-se uma arma, um ponto que facilita o avanço das drogas entre os adolescentes. A realidade que vivemos hoje se deve muito devido ao aspecto socioeconômico de Floriano.

Jaquelina Nascimento: Quais prejuízos são causados devido a esse grande mal social?

Enéas Maia: Os prejuízos que se causam são enormes que vai desde saúde pública pela quantidade de internações e de pessoas que necessitam de cuidados, mas principalmente vai à segurança pública. A polícia militar sempre coloca que mais de 80% dos crimes cometidos na nossa cidade são provenientes de pessoas que são usuários de drogas; são consequências do uso das drogas e causam um dano terrível e ceifa vidas em Floriano, causa prejuízo econômico.
É um problema que tem que ser encarado de forma séria, com planejamento de curto, médio e longo prazo para que Floriano possa combater com todas as suas armas e instrumentos esse mal.
As igrejas em Floriano, tanto evangélicas como católicas desenvolvem um papel importante no combate às drogas, bem como algumas ONGs às quais as pessoas se dedicam de forma espontânea ao tratamento de viciados.

Jaquelina Nascimento: Em que você acredita no que concerne à solução para esse problema das drogas?

Enéas Maia: Acredito que uma mudança na política socioeconômica em Floriano é uma forma; mais políticas públicas para juventude, investimento na cultura e no esporte e reorganização dos centros de reabilitação.
Sabemos hoje que Floriano sofre com a falta de apoio às comunidades terapêuticas, também em uma política pública contra as drogas. Se houver um trabalho nesse sentido podemos realmente começar a combater esse mal.      
A sociedade também procura se mobilizar, mas falta também uma política pública voltada para isso e envolvimento dos governantes.
A situação que nós encontramos no município é perigosa; a situação de avanço das drogas é a situação de avanço do adolescente deixado de lado em nosso município e uma situação aonde famílias vão sendo desestruturadas e dizimadas; uma situação de falta de perspectiva porque não se vê nenhum governante e nenhum absolutamente levantando essa bandeira e colocando algo plausível sem discurso, sem política de uma forma que se possa realmente vencer esse mal.



A Evolução da Economia Política

Jaquelina Nascimento

Por Jaquelina Nascimento

A Economia enquanto atividade, desde os primórdios, vem se adequando às circunstâncias. O Feudalismo, durante a idade média com o seu método de produção comunitário foi à lógica por muitos séculos. Na idade moderna, posteriormente, os modelos mercantilistas e fisiocratas prevaleceram, sendo que, este enfatizava a produção agrícola, e, aquele, o comércio internacional.

 A teoria econômica clássica, entre o século XVIII e inicio do século XX, ditou os rumos do processo produtivo, enfocando que o sucesso econômico de uma nação estava pautado nos princípios da livre concorrência, tendo os seus dogmas, nesse período, questionados por Karl Marx que profetizou a derrocada dos preceitos capitalistas da teoria clássica. A teoria econômica convencional com a crise de 1929 foi renovada por Jonh Maynard Keynes, que propôs um papel mais ativo do estado no processo econômico.
  
 Schumpeter, economista importante, avaliou o papel do empreendedor e da inovação, e o economista Friedman, que abordou sobre o controle monetário como variável fundamental para o bom funcionamento da economia, foram fundamentais para compreensão dos fenômenos econômicos. Há de se destacar, por fim, que a economia é uma ciência mutável, pois inicialmente se preocupava com as questões domésticas.

 O foco, com o passar do tempo, estava no processo de produção e distribuição de bens e, atualmente, preocupa-se com o emprego eficaz dos recursos, que são escassos. A economia como ciência social, fundamenta-se no dinamismo das atividades econômicas, e, como em um processo de “seleção natural”, adéqua-se às circunstâncias, com vistas a atender as necessidades humanas, que é a sua própria razão de existir.


domingo, 9 de junho de 2013

NOVO GRUPO POLÍTICO : UM NOVO TEMPO EM MINHA VIDA

Enéas Maia, Jaquelina Nascimento e Paim

Amigos, confesso que aprendi muito com Enéas Maia e Paim sobe política com novas ideias e propostas com uma visão diferenciada em termos humanizados.

Ontem (8.6) fomos à Jerumenha e foi um momento de muita alegria para nós pela receptividade com que nos receberam as lideranças políticas locais e principalmente os populares.

É maravilhoso sermos queridas e amadas pelas pessoas, isso prova que temos que amar mais as pessoas e com certeza cuidar das mesmas mais ainda, pois se já amamos e cuidamos temos que fazer com mais intensidade, pois nada levamos dessa vida que é curta e passageiras além do amor.

VAMOS QUE VAMOS COM FÉ EM DEUS!

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Florianenses concluem o Curso Matrizes: Direito Eleitoral

Fonte: Piauí Notícias

Foi encerrado com uma atividade prática e fora da sala de aula o Curso Matrizes Vegetais: Direito Eleitoral que estava sendo feito por um grupo de pessoas que esteve a todo custo procurando tirar todo o proveito possível do que estava sendo repassado pelos monitores.   A ação educacional foi realizada exatamente na semana do Meio Ambiente e de acordo com uma das participantes se trataram de momentos que marcaram novas visões, novos conhecimentos e muita amizade. 

alunoscurso062013A jornalista Jaquelina Nascimento foi essa participante e ao piauinoticias.com ela repassou o seguinte: “Hoje me sinto mais madura pessoalmente e profissionalmente, pois pude vivenciar mais ainda a importância de se preservar nosso amado meio ambiente e iniciando pela nossa comunidade ao limparmos nossa porta, ou mantermos sempre visível.  Não entendo como as pessoas não jogam o lixo no lixo e não andam com saquinho de plástico no carro; não entendo como suas consciências não pesam quando jogam uma latinha pela janela do carro. Falta educação ambiental!”.

Da redação com informações da Jaquelina
IMAGEM: Jaquelina Nascimento

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Conclusão do curso Matrizes Vegetais: DIREITO ELEITORAL

Jaquelina Nascimento e a equipe do curso 

Amigos, a tarde de conclusão do curso Matrizes Vegetais: Direito Eleitoral foi maravilhosa, pois fomos literalmente a campo, ou seja, pudemos marcas as espécies diversas de árvores e foi um momento mais que especial de aprendizagem.

Com certeza a Semana do Meio Ambiente foi marcada por novas visões, conhecimentos e amizades, isto é, aprendi muito com cada colega que conheci no mesmo e com a professora.

Hoje me sinto mais madura pessoalmente e profissionalmente , pois pude vivenciar mais ainda a importância de se preservar nosso amado meio ambiente e iniciando pela nossa comunidade ao limparmos nossa porta, ou mantermos sempre visível.

Não entendo como as pessoas jogam o lixo no lixo e não andam com saquinho de plástico no carro; não entendo como suas consciências não pesam quando jogam uma latinha pela janela do carro.Falta educação ambiental !

 VAMOS QUE VAMOS COM FÉ EM DEUS PRESERVAR NOSSO MEIO AMBIENTE QUE CLAMA POR SOCORRO!

quarta-feira, 5 de junho de 2013

DIREITO AMBIENTAL : MATRIZES VEGETAIS

Jaquelina Nascimento no intervalo do curso

Hoje à tarde participei do curso Matrizes Vegetais ainda referente à I Semana do Meio Ambiente e confesso que passei a analisar mais ainda o Direito Ambiental de forma mais específica, pois minha visão foi mais ampliada.

De acordo com a legislação, " Direito Ambiental é a área do conhecimento jurídico que estuda as interações do homem com a natureza e os mecanismos legais para proteção do meio ambiente. 

É uma ciência holística que estabelece relações intrínsecas e transdisciplinares entre campos diversos, como antropologia, biologia, ciências sociais, engenharia, geologia e os princípios fundamentais do direito internacional, dentre outros".

Por que se deve preservar o meio ambiente e conservar a biodiversidade? Gostaria que você parasse alguns instantes para analisar essa questão que envolve o mundo todo. Temos que ter novas visões a cada dia , bem como atitudes condizentes com as mesmas.

O que significa ter qualidade social, econômica e ecológica? O que estamos fazendo para deixar um legado ambiental saudável às futuras gerações?

Vamos que vamos preservar o meio ambiente !