quarta-feira, 19 de junho de 2013

Dia do Cinema Brasileiro

Enéas Maia

Por Enéas Maia

No dia 19 de junho Afonso Segreto, o primeiro cinegrafista e diretor brasileiro, chegou ao Brasil, sendo esse o motivo de se comemorar o Dia do Cinema Brasileiro. A primeira filmagem em território nacional antes de pisar em terra firme foi na entrada da baía de Guanabara.

O dia de comemoração do cinema brasileiro pelo renascimento foi 19 de junho por ter passado a apresentar, nos últimos anos, produções de maior qualidade. A partir da ideia do homem em dar vida às imagens foi que se deu o surgimento do cinema.

Quando Afonso Segreto chegou à Baía de Guanabara e registrou as imagens do local foi que nasceu o cinema brasileiro. Os principais acontecimentos cívicos e festivos do país, através de uma câmera Lumière, foram registrados pelos irmãos Segreto ficando como os únicos produtores brasileiros até 1903.

O cinema nacional tomou suas primeiras dimensões aos poucos quando as imagens foram sendo feitas em outras regiões do Brasil, tal como em São Paulo passando a projetar os primeiros documentários.


Edição: Jaquelina Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário